Como consertar rachadura na parede?

visibility391 Avaliações person Postado em: Fabricio list Em: Impermeabilização

As rachaduras e fendas costumam aparecer em cantos de janelas, portas ou em construções antigas - geralmente quando ocorre alguma sobrecarga no terreno. Uma dica importante é que você esteja sempre atento para evitar que a trinca cresça e se transforme em um grande aborrecimento. Para contornar esse problema, confira nossas dicas e faça você mesmo!

Por que o problema ocorre?

Existem diversos fatores que podem gerar rachaduras, fissuras ou trincas nas paredes. O mais comum é quando ocorre a construção de um novo pavimento ou edifício, sobrecarregando demais as paredes e colunas. Dependendo de como a obra é feita, uma parte da casa pode ceder mais do que a outra, resultando nas famosas trincas.

Outro motivo recorrente é a dilatação térmica que os materiais sofrem com o tempo, principalmente superfícies que ficam expostas ao sol. Também é comum que, com o tempo, a parede resseque e acabe formando pequenas fendas. A boa notícia é que você pode tampá-las, usando a quantidade certa de reboco, sem estresse.

O caso que pede maior urgência de como consertar rachadura na parede, sem dúvidas, é o de infiltração nas paredes. Se você já passou por essa dor de cabeça, sabe que não é nada fácil retirar o mofo e a umidade que se instalou no local. Geralmente, isso ocorre pela formação de poças na laje, que começam a infiltrar pelo piso, atingindo o teto logo abaixo. Neste caso, é importante tomar medidas mais complexas: retirar a parte molhada e iniciar uma impermeabilização na laje.

Como consertar rachadura na parede?

Para vedar as fendas e garantir que elas não voltem, você deve contar com os seguintes acessórios:

1 - Espátula;
2 - Lixa;
3 - Argamassa;
4 - Rolo e pincel;
5 - Balde e água para o preparo da argamassa.

Colocando a mão na massa

Antes de aprender como consertar rachadura na parede, você deve usar a ponta da espátula para aumentar mais a trinca, até formar um pequeno “V”; basta inserir e pressionar a fenda para os lados. O objetivo é que haja mais espaço para preencher com a massa, assim você evita que a fissura abra novamente e garante mais firmeza à estrutura.

Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro