Como impermeabilizar laje com manta líquida?

visibility270 Avaliações person Postado em: Casimper list Em: Dicas

Em uma construção, a laje é uma das áreas que estão mais expostas e sujeitas à incidência de água da chuva. É preciso proteger essa área, porque água e concreto não podem andar juntos sem que haja uma camada de proteção entre eles.

A impermeabilização da laje é uma etapa importante da construção e deve ser feita para evitar que a umidade penetre nas áreas internas, causando mofo e até goteiras.

Além disso, ao impermeabilizar a laje, se aumenta a durabilidade da estrutura e se preserva a boa aparência da edificação. Nada mais feio do que aquelas manchas escuras no teto, nas áreas internas da casa, denunciando que fora dali está infiltrando água indevidamente, não é mesmo?

Além da laje, é preciso impermeabilizar todas as áreas sujeitas à presença de água, como áreas externas de lazer, por exemplo, cujas superfícies precisam ser lavadas de tempos em tempos.

Manutenção de tempos em tempos

A impermeabilização da laje é feita na fase que antecede o acabamento. Depois da construção pronta, não existe um tempo determinado para fazer a manutenção desse serviço.

Ele depende de alguns fatores, como a região do Brasil onde foi aplicado, se em um clima mais quente ou mais úmido, ou da incidência de empoçamento na laje.

Uma manutenção preventiva, no entanto, é recomendada a cada dois anos. Uma inspeção visual ajuda a verificar se o impermeabilizante se encontra em bom estado, ou se já está na hora de agir para conservar a área afetada.

O principal produto utilizado para impermeabilizar laje é a manta líquida.

Ela é usada como camada final e, dentre as suas vantagens, está o aumento do conforto térmico no interior da edificação. Se usado na cor branca, reflete a luz solar na superfície, reduzindo também os efeitos do aquecimento. É fácil de aplicar com rolo, pincel ou até vassoura de pelo, permite fácil impermeabilização dos detalhes e vem pronto para usar.

Ela é usada como camada final e, dentre as suas vantagens, está o aumento do conforto térmico no interior da edificação.

Além da manta líquida, há produto auxiliares que são utilizados com diferentes materiais para melhorar a performance da impermeabilização. Todos eles são fáceis de encontrar e aplicar.

A Sika Chapisco Plus é um adesivo sintético compatível com o cimento para aplicação no chapisco, reduzindo a permeabilidade e a retração das argamassas, melhorando também a trabalhabilidade.

Já o Sika 1 é um aditivo impermeabilizante para aplicação direta na mistura da argamassa (massa de cimento e areia) de regularização. É totalmente mineral e seu efeito é permanente, proporcionando alta impermeabilidade à argamassa e concreto. Por ser líquido, é fácil de misturar e dosar.

Como impermeabilizar laje passo a passo

Confira passo a passo como é feita a aplicação dos produtos para se obter uma laje totalmente impermeável.

1. Comece fazendo uma boa limpeza na laje

Primeiro deve-se limpar a laje retirando todo o material solto, óleo ou sujeiras que possam prejudicar a aderência do chapisco.

2. Regularize a laje

Depois é preciso regularizá-la utilizando o Sika Chapisco Plus na mistura do chapisco e o aditivo impermeabilizante Sika 1 na mistura da argamassa de regularização. Não se esqueça de deixar o caimento dos ralos para o escoamento da água.

Sika preparou um vídeo falando mais sobre como funciona o produto.

Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro